Se o que pretende é ficar a saber um pouco mais sobre Ouro e Prata, metais que habitualmente comercializamos, deixamos-lhe aqui algumas informações que esperamos possam acrescentar algo à sua curiosidade.
Quando na antiguidade se depararam com a dificuldade em encontrar um Peso Padrão que permitisse pesar as pedras preciosas, foi utilizada a Semente da Alfarrobeira (Quirat em Árabe). De quirat em árabe resultou o mais utilizado carat ou quilate em Português.
A razão dessa escolha prendeu-se com o simples facto de que, independentemente do número de sementes por vagem, cada uma apresentar um peso constante que equivale a 0,2 gramas.
Quando na antiguidade, o homem, se deparou com a dificuldade em encontrar um Peso Padrão que permitisse pesar pedras e metais preciosos, utilizou como referência a semente da alfarrobeira (Quirat em Árabe). De quirat em árabe resultou o mais utilizado carat ou quilate em Português para as pedras e kilates para o ouro.
A razão dessa escolha prendeu-se com o simples facto de que na alfarroba, independentemente do número de sementes por vagem, cada uma apresentar um peso constante que equivale a 0,2 gramas.
Mais tarde, já na antiga Roma, no tempo do Imperador Constatino, na tentativa de aferir a pureza do Ouro utilizado nas moedas do Império, mandou cunhar moedas de Ouro Puro, cada uma pesando o equivalente a 24 sementes de Alfarrobeira, daí os 24 kilates.
Só posteriormente se convencionou utilizar a designação kilates para o ouro, ficando a designação Carat para a pesagem das pedras preciosas.
O Ouro Português apresenta um toque de 19,2 kilates e é a liga com o teor mais elevado de ouro da Europa, bem como um dos mais elevados do mundo, apenas suplantado por alguns países árabes que ainda trabalham o ouro puro.
Este valor é obtido da mistura de 80% de ouro puro com 20% de outros metais (na maioria das vezes prata e/ou cobre). Este valor é resultante do resultado da fórmula:
800 (de 80%) x 24 (kilates do ouro puro) / 1000.
Actualmente já começa a ser comum verem-se em Portugal ligas de ouro com diferentes kilates utilizadas noutros países, sendo as mais comuns os 18K (75% de ouro puro), os 14K(58,3% de ouro puro) ou até mesmo os 9K (37,5% de ouro puro)
3 Razões para a existência de outras ligas (9K, 14K, 18K e 19,2K) e não apenas Ouro Puro (24K)?
- Quanto mais puro é o ouro mais maleável se torna e mais dificilmente moldável daí a necessidade de criação de ligas mais baixas;
- É o processo de ligação a outros metais que determina a cor final do ouro. Entre as suas tonalidades mais conhecidas (amarelo, vermelho ou branco) existem uma série de tonalidades diferentes que só são conseguidas através da inclusão de metais com outras cores.
- A existência de ligas mais baixas permite aos apreciadores obterem peças idênticas às de ligas mais puras (em côr) por um preço mais atractivo resultante da redução da percentagem de ouro puro existente na peça sem sacrificarem o aspecto final.
Como se obtem o Ouro Branco sabendo-se que o ouro na natureza é sempre amarelo?
O processo de obtenção de ouro branco só é possível quando não estamos a falar de ouro puro, ou seja só é possível porque ao executar-se determinada liga (para se obter ouro com um Kilate pretendido), se mistura um metal chamado Paládio. Adicionalmente são dadas às peças daí obtidas, um banho de Ródio (outro metal prateado que é um óptimo reflector de luz) por forma a conseguir-se um branco ainda mais intenso e metalizado.
Chama-se Prata de 925 em semelhança ao raciocínio utilizado para o ouro, ou seja, para um determinado peso de Prata Pura (1000/1000) adiciona-se um peso de Cobre equivalente a 8% do seu peso de prata pura. Apesar de toda a Prata ser de forma comum, reconhecida como tendo um toque de 925, é possível encontrarem-se peças com toques inferiores, 830 ou 835.
Diga-se, a título de curiosidade, que a Prata é um metal muito mais poroso que o Ouro o que lhe confere, dependendo do tipo de fabrico, um peso que pode chegar a ter menos 40% do que a mesma peça em Ouro. É esta porosidade que permite que ele seja mais fácilmente atacado por agentes externos e por vezes escureça um pouco por contacto com o suor ou outro tipo de ácidos, que fácilmente também saem com um bom produto de limpeza de pratas.
A cotação do ouro passou a ser fixada em 1919 por acordo entre os representantes dos cinco maiores intermediários de ouro do The London Gold Market Fixing Ltd. e é acertada todos os dias úteis da semana, às 10h e às 15h,. A gestão do preço do ouro é assim apurada por cinco bancos de abrangência mundial:
Deutsche Bank;
HSBC;
Barclays (que substituiu o N M Rothschild & Sons);
Scotia-Mocatta (o sucessor do Mocatta & Goldsmid, atualmente parte do Bank of Nova Scotia);
Société Générale.
Segundo as regras fixadas pelo The London Gold Market Fixing, no chamado gold fixing, cada membro declara o número de barras de ouro que está disposta a vender ou a comprar nesse dia ao preço de referência em uso, com base nas suas próprias intenções de compra e nas dos seus eventuais clientes.
A negociação começa e o preço vai variando até que a disponibilidade de barras de ouro caia abaixo das 50. É assim fixado o preço de referência para o novo período.
Mercado susceptível de ser deturpado é também muito sensível às instabilidades decorrentes dos mercados internacionais, quer por anomalias de preços noutros produtos de grande transacção, quer por questões de conflitos de maior importância. Quando se fala em aforro, o Ouro é de facto um bem considerado de valor seguro e de referência.
Ao abrigo do Artigo 63.º da nova lei do RJOC, Lei n,º98/2015 de 18 de agosto, informamos que as cotações diárias do ouro, da prata, da platina e do paládio podem ser consultadas em:
Deixamos-lhe uma breve descrição e explicação sobre as marcas e contrastes a que estão sujeitos os metais.
Chamamos a atenção de que as marcas de contrastaria foram atualizadas a partir do início de 2021. Caso pretenda ter acesso às mesmas siga o link que lhe deixamos:
https://www.contrastaria.pt/contrastaria-apresenta-novas-marcas/
Em Portugal todas as peças de ouro e prata devem possuir duas marcas de contraste, sendo uma delas a marca afixada pelo fabricante da peça e a outra a marca da Casa da Moeda, aí aplicada pela contrastaria. Se a peça fabricada for de:
- Ouro, a marca actualmente em vigor corresponde a uma cabeça de veado e nela deverá constar a inserção de um numero/valor em milésimas que deverá ser 800. Caso o valor apresentado na sua peça seja diferente isso significa que a sua peça é de kilate inferior ao padrão Português.
- Prata, a marca contrastada possuirá uma cabeça de águia de perfil, que:
- estará virada para o lado esquerdo se estivermos a falar no que se designa vulgarmente de prata fina (925 ou 999), ou;
- estará virada para o lado direito se estivermos a falar de prata com um kilate um pouco mais baixo (800, 830 ou 835).
É autorizada a venda no território nacional de artefactos de ourivesaria marcados ao abrigo da Convenção sobre o Controlo e Marcação de Artefactos de Metais Preciosos (Convenção de Viena).
Esta Convenção foi assinada em Viena em 1972 entre sete países europeus, entre os quais Portugal, a fim de facilitar o comércio internacional de artefactos de metais preciosos, visando a proteção do consumidor, justificada pela natureza particular destes artefactos. São eles: a Áustria, a Finlândia, a Noruega, Portugal, a Suécia, a Confederação Suíça e o Reino Unido.
Têm vindo a aceder à Convenção, ao longo dos anos, outros países, nomeadamente a Irlanda, a Dinamarca, a Republica Checa, a Holanda, a Letónia, a Lituânia, Israel, Polónia, Chipre e a República Eslovaca. Esta era a situação em junho de 2008. Fazem atualmente parte da Convenção 18 países, encontrando-se já outros em vias de acesso. Os símbolos das marcas da Convenção (Marca Comum de Controlo, CCM) consistem numa balança, no interior de perímetros diferentes, conforme o metal precioso e com o toque, em algarismos árabes, inscrito no centro.
Juntamos em anexo o mapa da INCM (Imprensa Nacional da Casa da Moeda) que exemplifica e regulamenta sobre as marcas legais e símbolos.
As marcas de contrastaria foram atualizadas a partir do início de 2021. Caso pretenda ter acesso às mesmas siga o link que lhe deixamos:
https://www.contrastaria.pt/contrastaria-apresenta-novas-marcas/