Como escolher o seu fio de prata


Com mais de 50 anos de existência, no nosso estabelecimento de rua  os fios em prata estão entre os artigos em que desde sempre nos destacámos. A benção de termos Clientes que ou nos conhecem há muitos anos ou "desde sempre" ou a quem somos recomendados, levou-nos a uma necessidade de respondermos de forma mais eficaz às suas solicitações que, muitas vezes exigem a existência, na data da venda, de 2 ou 3 fios iguais entre si ou até 4,5,6 fios iguais entre si mas diferenciados no tempo, porque a família cresce e pretendem-se, em alturas distintas, presentes iguais para os filhos, netos, sobrinhos, afilhados, amigos, etc...

 

Por força desta necessidade e também de um controle de stocks mais eficaz, decidimos desde há mais de 10 anos para cá, largar referências internas próprias e adoptar as referências e a denominação de fabricantes de malhas. Assim sendo, para nós, é importante perceber que referência do fio está associada, não ao diâmetro dos elos mas sim à grossura do fio com que são fabricados os seus elos. 

 

Entre os nossos fios irá essencialmente encontrar os que são mais grossos e mais compactos já que é essa a essência do fabrico tradicional e sempre foi aí que desde sempre se centraram as escolhas dos nossos Clientes.

 

Só a titulo de exemplo, percepção e curiosidade, quando estiver a olhar para um fio de grossura 100 isso significará apenas que está perante um fio feito com elos cujo fio tem espessura de 1 mm, assim como um 080 corresponderá a um feito com  fio de espessura 0,8 mms ou um 120 a um feito com fio de espessura de 1,2 mms e assim sucessivamente. 

 

Existem  regras para a escolha de um fio?

Longe de lhe querermos impor qualquer conceito ou modelo, queremos dar-lhe apenas algumas "luzes" que permitam esclarecer que tipo de tamanhos e/ou grossuras serão mais indicados para sua escolha.

 

1ª Regra - Qual o fio com a malha mais bonita?

Não existem fios mais bonitos ou mais feios, existem sim gostos específicos para pessoas específicas, embora tal não impeça que uns sejam mais vendidos que outros. Trabalharemos sempre no sentido de satisfazer e alargar o numero de malhas disponíveis e até lhe fornecer cotações para alguma malha específica que pretenda, mas aqui, tentaremos colocar ao seu dispor aquelas a que chamamos de "clássicas sempre actuais". Entre elas poderá encontrar:

 

1.1 Malha cadeado redondo - Tem um aspecto de corrente tradicional em que os elos ovais encaixam perpendicularmente. São fabricados em fio redondo de diferentes grossuras.

1.2 Malha cadeado lapidado - Malha que resulta de uma derivação da malha de cadeado normal ou redondo e que à semelhança da barbela batida implica um processo de lapidação do fio redondo resultando numa malha em tudo idêntica a ela, mas com um facetado e um brilho próprio.

1.3 Malha cordão - Malha que está intimamente associada às nossas raízes tradicionais. Falar nesta malha é lembrar os famosos cordões da região do Minho, fabricados manualmente com elos redondos feitos de fio em formato 1/2 cana. Apesar de já não ser comum o fabrico inteiramente manual ele ainda é executado para grossuras de fio fora do comum.

1.4 Malha barbela - Malha tradicional de elos redondos entrelaçados.

1.5 Malha barbela lapidada - Também conhecida como barbela ou malha batida é uma malha que resulta da malha barbela tradicional (de elo redondo entrelaçado) que sofre um processo de lapidação que lhe achata as faces e lhe confere um ligeiro brilho.

 

 1.6 Malha 3x1 - Malha derivada da barbela lapidada e que recebe o nome de 3x1 por apresentar uma sequência de 3 elos em malha lapidada mais fechada e 1 de malha lapidada lassa (mais comprida). Por vezes é vulgarmente chamada de "Cartier" por ter sido em tempos uma das malhas preferidas para utilização em peças da marca. 

1.7 Malha marina - Malha cujo nome deriva do formato que se assemelha ao das correntes dos barcos. por vezes é vulgarmente apelidada de "Gucci" por ter sido em tempos uma das malhas preferidas para utilização em peças da marca.

 

2ª Regra - Qual o tamanho e grossura de fio correcta?

Um pouco em consonância com o que dissemos sobre a questão da beleza das malhas, não existe uma medida ou grossura correctas para o seu fio, já que os gostos poderão ser muito diferentes e estão sempre dependentes não só do sítio onde quer que o fio lhe caia, como da estrutura do corpo, altura e largura da base do pescoço da pessoa a quem se destinam. Em caso de dúvida socorra-se de uma corrente de metal ou um fio de nylon e faça uma medição mais precisa em frente a um espelho.

 

Vamos então dar-lhe apenas algumas referências que o poderão ajudar a escolher o mais indicado deixando margem suficiente para que a ultima referencia seja apenas o seu gosto pessoal ou o da pessoa a quem se destina.

 

2.1- Tamanho base para uma volta ao pescoço - Apesar de já termos mandado executar fios por encomenda com tamanhos inferiores a verdade é que os comprimentos estão mais ou menos tipificados e por alguma razão o tamanho mínimo de execução é de 40 cms. Se achar que o pescoço a que se destina é mais largo na base ou mais forte o indicado é escolher o tamanho 45. 

 

2.2- Tamanho mais utilizado para um fio de senhora - Na maioria dos fios que vendemos para senhora, a decisão de tamanho está sempre directamente ligada a questões de moda ou à pretensão de exposição de medalhas ou outros pendentes. A tendência é para a escolha de fios com 40 a 45 cms já que esta é a medida que permite um melhor aproveitamento do decote de camisas e camisolas. Na nossa zona é muito comum também o gosto de usar o fio dobrado ou de duas voltas junto ao pescoço, sempre que considerar essa opção tenha em atenção que necessitará do dobro do tamanho, daí que o mais vendido para esse efeito seja o de 80 cms. Existe hoje em dia já alguma tendência para os fios à altura do peito ou um pouco abaixo, se é essa a opção que pretende, os fios indicados ficarão entre os 60 a 70 cms.

 

2.3- Tamanho mais utilizado para um fio de menina Sempre que considerar a compra de um fio de uma volta ou duas voltas junto ao pescoço, mas destinado a uma criança poderá não precisar de um fio de 40 cms. Deixamos-lhe aqui algumas medidas base que não servindo a todos servirão por certo à maioria dos casos:

  • até aos 3-5 anos - muito possivelmente para um fio junto ao pescoço bastarão cerca de 30/35 cms de fio e para duas voltas não precisará de mais do que 60/65 cms. Para um fio de tamanho intermédio, ou seja, a cair na zona do meio do peito não precisará de mais do que entre os 40/50 cms. No caso dos fios curtos, como o tamanho mínimo de fabrico é normalmente de 40 cms (excepção feita para encomendas) para um fio junto ao pescoço, poderá optar por dar um nó atrás, apertar o fecho em argola colocada mais perto do pescoço ou em alternativa cortar um bocado que deverá guardar e poderá acrescentar soldando quando necessitar. Em malhas mais largas o corte e recolocação do fecho é alteração que demora 2 ou 3 minutos e não tem custo adicional, acrescentar sim porque envolve um trabalho de soldadura.
  • até aos 10/12 anos -  anos pode ainda ter de dar um desconto às considerações sobre fios para adultos porque normalmente os pescoços são mais finos e aí, sem correr riscos, poderá apontar para um fio de 35/40 cms para uma volta ou de 70 cms para duas voltas. Para um fio de tamanho intermédio, ou seja, a cair na zona do meio do peito não precisará de mais de 50/55 cms.
  • acima dos 12 anos - Apesar de algumas vezes as medidas sugeridas para o escalão imediatamente abaixo se aplicarem, aconselhamos os nossos clientes a, face ao valor investido (nos fios de escalão mais grossos já não é um valor muito barato) e dado ser uma fase em que o crescimento é mais rápido a considerarem uma medida de pescoço de adulto. 40 cms para um fio junto ao pescoço e 75/80 para um fio de 2 voltas ao pescoço. Para um fio de tamanho intermédio, ou seja, a cair na zona do meio do peito não precisará de mais de 60/65 cms.

 

Se já se sente mais à vontade para seleccionar o seu fio basta clicar para voltar a "Fios e Correntes em Prata" .

 

2.4- Tamanho mais utilizado para um fio de homem  - Em quase todos os fios de prata vendidos para homem uma solução é consensual, os fios raramente se usam curtos, caindo 90% das escolhas em fios que com cruz ou medalha assentem no meio do peito, daí que as medidas apenas divergem em função da idade e altura/estatura do utilizador. Essas medidas rondam na maior parte das vezes entre os 60, 65 e 70 cms, tudo em função dos gostos pessoais, mas muito em particular, em função do tamanho e estatura do seu utilizador. Da experiência adquirida, na maioria dos casos, homens até 1,75 escolhem 60 e 65 cms, homens de altura superior 65, 70 cms, embora já tenhamos vendido alguns de 75 cms para pessoas de 1,90 para cima ou com pescoços muito fortes. 

 

  • até aos 3-5 anos - muito possivelmente para um fio junto da zona do peito não precisará nesta idade mais do que um fio com cerca de 40/50 cms. No caso dos fios que estejam um pouco compridos poderá optar por dar um nó atrás, apertar o fecho em argola colocada mais perto do pescoço ou em alternativa cortar um bocado que deverá guardar e poderá acrescentar soldando quando necessitar. Em malhas mais largas, o corte e recolocação do fecho é alteração que demora 2 ou 3 minutos e não tem custo adicional, acrescentar sim porque envolve um trabalho de soldadura.
  • até aos 10/12 anos -  anos pode ainda ter de dar um desconto às considerações sobre fios para adultos porque normalmente os pescoços são mais finos e aí, sem correr riscos, poderá apontar para um fio de 50/55 cms para que caia na zona pretendida.
  • acima dos 12 anos - Apesar de algumas vezes as medidas sugeridas para o escalão imediatamente abaixo se aplicarem, aconselhamos os nossos clientes a, face ao valor investido (nos fios de escalão mais grossos já não é um valor muito barato) e dado ser uma fase em que o crescimento é mais rápido a considerarem uma medida de pescoço de adulto. Para um fio de tamanho intermédio, ou seja, a cair na zona do meio do peito não precisará de mais de 60/65 cms.

 

Se já se sente mais à vontade para seleccionar o seu fio basta clicar no link e voltar a "Fios e Correntes em Prata" .